Tester e UX

Analista de Teste e Designer UX

Parceria que pode dar “match” ?‍??

Trabalha com qualidade de software? Acredita que a qualidade de um software é mensurada apenas pela ausência de bugs? Está na hora de rever alguns conceitos.

Com o passar dos anos, estamos lidando, cada vez mais, com clientes capacitados, usuários assíduos de tecnologia, que possuem um entendimento muito claro da interação entre homem e “máquina”, esses usuários buscam navegar de forma fluida dentro de um sistema, consumidores qualificados exigem produtos condizentes com suas expertises.

Para cativar e garantir que os clientes tenham suas perspectivas e necessidades atendidas, nasceu um profissional especializado em mapear e projetar a jornada do usuário, esse especialista atualmente é chamado de UX (User Experience), dedicado a entender o comportamento do cliente e transformar sua interação mais amigável e cativante possível.

MAS ONDE ENTRA A RELAÇÃO ENTRE ANALISTA DE TESTE E UX?

Para responder a esta pergunta, basta analisar, friamente, a função de cada profissional:

  • O UX coloca quem é mais importante no cerne de tudo: o usuário. Não o software, o produto ou o serviço, mas o cliente, esse é quem dará prosperidade e continuidade a qualquer trabalho;
  • O Tester garante que o trabalho do UX será entregue com qualidade, garantindo que tudo que foi pensado e projetado pelo UX seja concretizado em uma plataforma funcional e estável.

Trabalhos complementares precisam andar juntos, por isso, o analista de teste precisa aproximar-se do UX. Para romantizar essa relação, podemos afirmar que o Tester se compromete a proteger os sonhos do UX. ?

Para reforçar a ideia de que esses papéis são complementares, escutamos com frequência sobre testes de aceitação, esse tipo de prática preza por uma aproximação com o cliente, pois valida se o projeto está atendendo aos anseios do usuário final. Observe essa consulta feita no Linkedin com a palavra-chave (acceptance testing)

Image for post

O resultado trouxe exatamente 19.445 mil vagas que buscam essa palavra-chave. Fica evidente a importância dessa abordagem.

Claramente, a aproximação desses profissionais só trazem benefícios para o projeto, então, que tal encurtar a distância entre eles? Se você trabalhar em projetos que existem esses dois papéis, proponha uma mudança, o analista de teste pode acompanhar o UX em reuniões que estabelecem o escopo de um projeto e, com o passar do tempo, o analista de teste terá expertises suficientes para analisar não só a presença de bugs, mas propor melhorias em comportamentos do sistema.?

Referências:

  1. O que é UX
  2. Teste de Aceitação: uma documentação objetiva, útil e executável
  3. Experiência do usuário e qualidade de software