O salário de um Analista de Qualidade

No dia 10/03/2021 iniciamos uma pesquisa para analisar a média salarial dos profissionais que trabalham com qualidade de software. Um dos principais objetivos da pesquisa é demonstrar a amplitude salarial dentro do nicho de qualidade de software.

312 profissionais que trabalham com qualidade de software responderam à pesquisa, foram examinados três tipos de regime de contratação: CLT, PJ e cooperativa.

Regime de contratação

Dentro do regime de contratação CLT e cooperativista, identificamos que os salários são bem variados. Já o regime de contratação PJ (pessoa jurídica), demonstrou que o nível salarial é mais elevado, obviamente que esse fato é muito influenciado por conta dos incentivos fiscais, mas devemos reforçar que esse é um regime de contratação que vem crescendo constantemente.

A maior parte dos profissionais que participaram da pesquisa informou que está atuando no mercado de qualidade de software há menos de 3 anos. Esse fato demonstra que o tema é relativamente novo e que as empresas estão buscando profissionais com esse perfil há pouco tempo, o que representa um excelente momento para quem busca atuar dentro desse contexto.

Tempo de atuação

Mesmo tratando-se de um contexto relativamente novo, é possível atingir um bom nível salarial dentro do mercado de qualidade de software. Analisando os salários informados pelos participantes da pesquisa, conseguimos identificar, no gráfico a seguir, a faixa salarial desses profissionais:

Nível salarial

É possível diagnosticar que a faixa salarial pode ser muito abrangente e não possui uma relação direta com o tempo de atuação no mercado. O ponto determinante é a relação existente entre conhecimento do profissional e o tipo de trabalho que ele exerce. Consequentemente, se você está buscando uma melhoria salarial, o caminho mais assertivo será estudando tecnologias que agregam valor ao seu trabalho.

Um dos pontos que mais chama a atenção é a relação dos profissionais que não atuam com testes automatizados. Cerca de 39,7% dos profissionais que responderam à pesquisa relataram que não trabalham diretamente com automação.

Atuação com teste automatizado

Esse fato merece muita atenção, pois o mercado de trabalho vem exigindo profissionais cada dia mais qualificados, profissionais esses que devem deter conhecimento relacionado ao processo de automação de teste de software. Levando em consideração essa alegação, é possível afirmar que haverá uma redução das oportunidades para os profissionais que atuam apenas com testes manuais e não possuem os conhecimentos relacionados à automação de testes. Portanto, se você trabalha com qualidade de software mas não começou a estudar sobre automatização, saiba que você está correndo um grande risco.

Reforçando a importância da automatização para o futuro dos profissionais, observe a correlação existente entre a faixa salarial e a atuação com testes automatizados: Cerca de 82,6% dos profissionais que recebem mais de R$9.000,00 relataram que atuam diretamente com automatização de teste de software.

Salário maior que R$9.000,00 atuando com automação

Analisando o contexto geral da pesquisa, conseguimos extrair fatos relevantes sobre a conjuntura atual dos profissionais que atuam com qualidade de software. É possível inferir que o salário não está diretamente relacionado ao tempo de atuação, mas sim ao valor e ao conhecimento que o profissional agrega. Verificamos que muitos profissionais ainda não estão preparados para atuar com teste automatizados, o qual representa um grande perigo para a empregabilidade nesse ambiente. Também foi possível analisar que boa parte dos maiores salários estão ligados aos profissionais que atuam como pessoa jurídica, o que, de certa forma, representa uma boa notícia, pois esse regime de trabalho vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. De toda forma, os números são animadores; se hoje você está desmotivado com sua atual situação de trabalho, anime-se, pois as oportunidades existem e os recrutadores estão sedentos por bons profissionais.

Deseja ter acesso a mais conteúdos sobre qualidade de software?

Siga a gente nas redes sociais. @QAINTELIGENTE

5 comentários em “O salário de um Analista de Qualidade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *