Desenvolvedor vs Testador

Desenvolvedor x Testador

Trabalho há mais de cinco anos com tecnologia, durante a minha jornada tive a felicidade de trabalhar com desenvolvimento e teste de software. Após sentir na pele o que realmente passam esses profissionais, fiquei curioso para compreender se os sentimentos deles eram semelhantes ao meu e se de fato existe uma rixa entre ambos.

Então surgiu a ideia de desenvolver uma pesquisa para analisar a relação entre desenvolvedores e tester’s. A primeira etapa da pesquisa foi direcionada aos desenvolvedores, buscando entender a perspectiva que eles têm sobre a equipe de qualidade. Foi elaborado um formulário com perguntas objetivas e subjetivas, no qual o objetivo era captar o sentimento dos desenvolvedores sobre os analistas de teste.

Ao analisar os dados, tive uma grata surpresa, e por este motivo, venho compartilhar os dados coletados até o momento. Sem mais rodeios, vamos aos fatos:

  • O questionário foi direcionado para 48 profissionais que trabalham ou já trabalharam com desenvolvimento de software, em que 87,5% dos profissionais responderam que já tiverem que interagir com uma equipe de teste:
Image for post
  • 95,8% do total dos profissionais reconhecem a importância de uma equipe de teste, 2,1% não veem importância e outros 2,1% acreditam que depende do projeto:
Image for post

Esse percentual é muito importante, pois fortalece o reconhecimento dos profissionais da área de qualidade. Muitas vezes, essa equipe acaba sendo desencorajada, pois muitas empresas não sabem explorar adequadamente uma equipe de teste e acabam atropelando os processos que garantem a qualidade do software e acabam colocando a culpa de eventuais atrasos nesta equipe ou nos processos de teste de software.

  • 79,2% dos desenvolvedores que responderam o formulário acreditam que não podem substituir os analistas de teste e aproximadamente 20,8% acreditam que podem substituir os analistas de teste:
Image for post

“Os desenvolvedores estão aptos a testarem seus próprios códigos, mas a separação desta responsabilidade para um testador é tipicamente feita para ajudar a focalizar o esforço e prover benefícios adicionais, como uma visão independente, profissional e treinada de recursos de teste” (BSTQB).

Tendo em vista os benefícios que a abordagem do teste independente pode trazer, os desenvolvedores, em sua maioria, aprovam essa independência, o que consequentemente fortalece o produto entregue pelos próprios desenvolvedores, gerando diversos benefícios.

  • 83,3% dos desenvolvedores responderam que já presenciaram ou participaram de um conflito com analistas de teste:
Image for post

Esse último dado fortalece a percepção de que realmente existem conflitos entre os desenvolvedores e analistas de teste. Em uma relação que possui um grande envolvimento, como a desses profissionais, os conflitos são inevitáveis, o ponto crucial que deve ser levado em consideração é se são conflitos saudáveis e construtivos. Acredito que todo produto de sucesso é construído e evoluído por conta de eventuais conflitos que serviram de trampolim para o crescimento, por este motivo não devemos encarar todo conflito como prejudicial e sim como uma etapa do sucesso.

Questionados se a equipe de teste poderia ser um “gargalo” em processos ágeis, aproximadamente 72% dos profissionais informaram que trabalhando corretamente com os padrões ágeis, não acreditavam que a equipe de teste seria um gargalo, entretanto, cerca de 27% acreditam que a equipe de teste em processos ágeis, podem sim, ser um dos fatores que ocasionam o famoso “gargalo” na entrega.

Após analisar as respostas de vários desenvolvedores, é possível extrair que a maioria dos profissionais acredita na importância da equipe de teste e afirma que essa relação pode, e deve, gerar bons frutos. Após conversar com diversos desenvolvedores, fica claro que a imagem de rivalidade que existia entre esses dois profissionais aos poucos está sendo desmanchada, dando espaço para um novo cenário de colaboração e interação. Acredito que a tendência é aproximar ainda mais essas duas equipes. Se você não acredita, o DevOps está aí, e não me deixa mentir!

Caso tenha interesse, é possível visualizar a primeira versão do formulário respondido pelos desenvolvedores no seguinte link: goo.gl/VftCZe

E você, o que acha disso? Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe a sua impressão!